Resumo:
Com o intuito de averiguar se os órgãos da cidade de João Pessoa – PB possuem o setor de
arquivo e se estes aplicam alguma Política Pública de Arquivo (PPA) na organização de sua
massa documental, o presente artigo tem por objetivo geral identificar se existe Políticas
Públicas de Arquivo para órgãos municipais de João Pessoa. Para tanto, adotou-se os
seguintes objetivos específicos: indicar os Arquivos que existem na Cidade de João Pessoa;
analisar se há aplicabilidade de Políticas Públicas de Arquivo nos arquivos encontrados, e
citar como as Políticas Públicas de Arquivo podem trazer transparência para a sociedade
Pessoense em cumprimento a Lei Federal de Arquivo 8.159 e a Lei Federal nº 12.527. Como
metodologia foi realizada a aplicação de um questionário semiestruturado, respondido pelo
responsável do Arquivo Central do município para a aquisição da coleta dos dados
necessários, o que resultou na constatação da utilização das PPA referentes à Lei Política
Municipal de Transparência e Acessibilidade, n°12.645/13 e a Lei Municipal 2.380/1979
Estatuto dos Funcionários Públicos do Município, como principais políticas públicas
aplicadas a documentação e a informação resguardada no respectivo arquivo, proporcionando
aos seus usuários, através das Leis de Arquivos e de Acesso à Informação, o acesso e
transparência da informação que eles solicitam.
Descrição:
SILVA, E. J. da. Políticas públicas de arquivo: análise da política pública do arquivo do município de João Pessoa-PB. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]