Resumo:
Considerando a época em que vivemos, em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, surgiu a necessidade de avançar também nos processos de Ensino-Aprendizagem, momento de pensar e refletir sobre as práticas metodológicas a serem utilizadas em sala de aula para facilitar a internalização dos conteúdos por parte dos aprendizes. Neste sentido, objetiva-se aqui analisar as potencialidades do texto literário na Internet e refletir sobre as novas possibilidades de leitura literária na Web e suas implicações para o ensino de línguas. Além disso, discorrer sobre as interseções entre Literatura e Internet, para conhecer novas possibilidades de criação e leitura literária na Web e mostrar a capacidade de integração entre pessoas que a literatura pode ocasionar a partir de seu caráter interdisciplinar. Para tanto, foi feito um breve histórico da Literatura e o Ensino de língua Estrangeira, foi abordada também a literatura e a sua capacidade de integração entre pessoas de “mundos distantes”, o que é de fato a literatura eletrônica e, para finalizar, foi sugerida uma narrativa, como proposta para ser utilizada em sala, uma ciberliteratura chamada “Dolor y viceversa” do mexicano Blas Valdez, que pode ser utilizada em sala de aula como método de obter um aprendizado significativo e dinâmico. A pesquisa foi unicamente bibliográfica e para fundamentar tivemos como base teórica autores como Costa Junior (2017), Candido (2004), Paulo Freire (1987), Hayles (2009).
Descrição:
SILVA, M. C. S. Literatura, internet e ensino: experimentando o texto literário na web. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]