UEPB - Repositório Digital

Literatura, internet e ensino: experimentando o texto literário na web

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Márcia Cosma de Souza
dc.date.accessioned 2019-02-27T18:03:11Z
dc.date.available 2019-02-27T18:03:11Z
dc.date.issued 2018-02-21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18325
dc.description SILVA, M. C. S. Literatura, internet e ensino: experimentando o texto literário na web. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Considerando a época em que vivemos, em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, surgiu a necessidade de avançar também nos processos de Ensino-Aprendizagem, momento de pensar e refletir sobre as práticas metodológicas a serem utilizadas em sala de aula para facilitar a internalização dos conteúdos por parte dos aprendizes. Neste sentido, objetiva-se aqui analisar as potencialidades do texto literário na Internet e refletir sobre as novas possibilidades de leitura literária na Web e suas implicações para o ensino de línguas. Além disso, discorrer sobre as interseções entre Literatura e Internet, para conhecer novas possibilidades de criação e leitura literária na Web e mostrar a capacidade de integração entre pessoas que a literatura pode ocasionar a partir de seu caráter interdisciplinar. Para tanto, foi feito um breve histórico da Literatura e o Ensino de língua Estrangeira, foi abordada também a literatura e a sua capacidade de integração entre pessoas de “mundos distantes”, o que é de fato a literatura eletrônica e, para finalizar, foi sugerida uma narrativa, como proposta para ser utilizada em sala, uma ciberliteratura chamada “Dolor y viceversa” do mexicano Blas Valdez, que pode ser utilizada em sala de aula como método de obter um aprendizado significativo e dinâmico. A pesquisa foi unicamente bibliográfica e para fundamentar tivemos como base teórica autores como Costa Junior (2017), Candido (2004), Paulo Freire (1987), Hayles (2009). pt_BR
dc.description.sponsorship Cristiane Agnes Stolet Correia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura eletrônica pt_BR
dc.subject Espanhol-Língua Estrangeira (E-LE) pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.title Literatura, internet e ensino: experimentando o texto literário na web pt_BR
dcterms.title.alternative experimentando o texto literário na web pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta