dc.description.abstract |
O presente estudo busca analisar os limites e possibilidades da ação profissional do assistente social no Programa de Educação Social para Crianças e Adolescentes em situação de rua (RUANDA), supervisionado obrigatório em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. O Ruanda atua com o público infanto-juvenil que vive em situação de rua desde 2000 através de uma equipe multidisciplinar. A partir das observações em campo de estágio nos motivamos a buscar refletir sobre alguns desafios e possibilidades que se colocam para a atuação nessa área, de modo especial para o assistente social. Dessa forma, neste trabalho buscamos inicialmente situar alguns aspectos da problemática da criança e do adolescente no Brasil. Em seguida abordamos a atuação do assistente social na área infanto-juvenil. Por fim, refletimos sobre o RUANDA, destacando os principais limites e possibilidades presentes no processo de trabalho do profissional nesse espaço sócio ocupacional. O estudo foi de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos utilizados foram à pesquisa bibliográfica e documental, além da observação em campo de estágio com registro em diário de campo. Os resultados apontam algumas peculiaridades da atuação com um público no espaço da rua, que se somam aos desafios da própria atuação na área da assistência social, como, por exemplo, as precárias condições de trabalho e a fragilidade dos vínculos empregatícios. As possibilidades que podem ser identificadas dizem respeito a um processo de capacitação sistemático e à articulação dos profissionais que atuam na política de assistência social. Também se destaca o vínculo estabelecido dos profissionais com os usuários do Programa Ruanda, o que possibilita o conhecimento da história de vida dos mesmos e a identificação dos principais fatores que os levam a viver nas ruas, aspectos que podem fomentar ações de outros serviços e programas sociais. |
pt_BR |