Resumo:
Este estudo tem como objetivo contribuir com empresas de serviços contábeis uma forma mais eficiente e eficaz na formação de seus honorários, quanto ao método usado na precificação de seus honorários contábeis. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos como bibliográfica, a pesquisa é qualitativa, é quantitativa de natureza descritiva. A pesquisa ocorreu através de aplicação de questionário aos empresários contábeis de Campina Grande-PB, obtendo uma amostra de 39 empresas de serviço contábil, o que equivale probabilística por acessibilidade. Após a coleta de dados, observou-se que 97% dos respondentes concordaram que utilizam independentemente se for como método único ou não, o valor percebido pelo cliente para precificar, percebeu-se ainda que o porte da empresa- cliente e os riscos aos quais vem acompanhado dela, se prepondera na hora de formar o valor dos honorários, onde foi observada uma concordância entre os entrevistados de 62%. Identificou-se também quanto a qualificação e eficiência nos serviços contábeis, que os próprios clientes se tornam fontes de indicação a novos clientes caracterizando assim uma concordância dos entrevistados em 79%. Portanto, ressalta-se a importância da qualificação para uma minimização de falhas gerais que consequentemente influenciará diretamente no valor a ser atribuído aos serviços contábeis prestados.
Descrição:
RODRIGUES, L.dos S. Percepção das empresas de serviços contábeis de Campina Grande sobre os métodos de formação de seus honorários. 2018. 22f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]