Resumo:
O presente estudo buscou identificar como a contabilidade mental atua nas decisões financeiras dos alunos de uma unidade educacional de ensino superior na modalidade educação a distância no município de Alagoa Grande-PB. Para tal, foi realizada uma pesquisa survey com uma amostra de 103 alunos integrantes desta instituição. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos objetivos e possui natureza quali-quantitativa. Nos resultados, verificou-se que os entrevistados possuem percepções diferentes, ao considerar as áreas de conhecimento aos quais pertenciam, quando abordados sobre o endividamento, encontrando nos alunos de ciências humanas o maior percentual de endividados. Considerando a amostra total da pesquisa, encontra-se que os principais motivos que levaram ao endividamento dos alunos foram: (i) gastos maiores que despesas e (ii) compras por impulsividade; quanto ao tipo de socorro financeiro, a maioria busca auxílio com amigos e parentes; o principal atributo utilizado para basear suas decisões de consumo foi a impulsividade; o investimento financeiro mais conhecido pela amostra é a poupança, o que corrobora com a preferência por investimentos seguros e com baixo risco de perdas; os dados revelam que a maioria dos entrevistados usam apenas a mente para monitorar os seus controles com os gastos; ao avaliar a questão de gênero, encontra-se que as mulheres tendem a poupar mais que os homens.
Descrição:
ARAUJO, H. C. de O. Contabilidade mental e finanças comportamentais: um estudo em uma unidade de ensino superior na modalidade educação à distância. 2018. 25f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]