Resumo:
Constantemente a literatura serve de inspiração para a sétima arte e outras mídias. Logo,
torna-se cada vez mais comum na atualidade as relações intertextuais entre as diferentes
formas de arte. Nesse contexto, surgiram adaptações fílmicas que transpuseram as mais
diversas obras literárias para as telas do cinema. Em contrapartida, existem filmes que não se
baseiam em nenhum material literário específico já existente, tendo seu roteiro considerado
como original, como é o caso do filme “A Bruxa” (2016) do diretor Robert Eggers. Embora
não se trate de uma adaptação, este filme explicitamente dialoga com elementos intertextuais
dos contos do escritor norte-americano Nathaniel Hawthorne. Desse modo, o presente
trabalho teve como objetivo analisar através da perspectiva dos estudos comparados, os
contos “O véu negro do ministro” (1988), “O jovem Goodman Brown” (2004), e “O
experimento do dr. Heidegger” (1988) de Hawthorne com o referido filme. A fim de
demonstrar como as temáticas acerca da representação do papel feminino, do medo, da
religião e no que concerne à ambientação e sua influência no discurso narrativo de Hawthorne
migraram para o cinema no filme de Eggers. Para isso, utilizamos como aporte teórico os
estudos de Lovecraft (1987), Stam (1992), Carvalhal (2006), Samoyault (2008), Lawrence
(2012), entre outros.
Descrição:
COSTA, S. R. C. da. Os Horrores do romantismo americano na narrativa de Nathaniel Hawthorne e na tela do cinema contemporâneo: um estudo sobre as temáticas no filme "A Bruxa". 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.