Resumo:
Os livros didáticos são importantes ferramentas de ensino e aprendizagem em sala
de aula, compondo uma série de abordagens e linguagens atuais. De modo que
umas dessas linguagens são visuais, que ilustram os textos presentes
caracterizando os períodos históricos. Desse modo esta pesquisa tem como objetivo
analisar como as imagens presentes nos livros didáticos de História retratam a Idade
Média e, em particular, como as mulheres da Idade Média estão sendo nelas
inseridas e retratadas. Para tanto, foi realizada a identificação, comparação e
discussão das imagens presentes nos capítulos dedicados à Idade Média de quatro
livros didáticos, datados de anos diferentes, adotados pela mesma Escola Estadual
Deputado Djalma Aranha Marinho, de Passa e Fica/RN, para o período de 2007 a
2020 (Devido ao fato que o livro foi selecionado para ser utilizado entre os anos de
2018, 2019 e 2020). Dentre outras considerações, a análise permitiu perceber que
as imagens presentes nos livros são usadas mais com o caráter ilustrativo, muitas
vezes sem correspondência entre estas e o texto escrito, sendo que as mulheres
são poucas retratadas, embora se identifique que os (as) autores (as) também se
preocupam em mostrar outras imagens delas, que não à de ser submisso e sem
atuação na cultura medieval, como nas visões mais tradicionais. A pesquisa apoiou-
se em referenciais como Bittencourt (2008), Macedo (2013), Franco Junior (2001),
Silva (2010), Chaves (2014) e Eco (2010).
Descrição:
MELO, M. A. M. de. Imagens da idade média e das mulheres medievais em livros didáticos de história. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.