Resumo:
Este trabalho tem por objetivo abordar a atuação de docentes através da escuta
pedagógica, enfocando o trabalho voltado para a aprendizagem escolar significativa. Os
sujeitos da pesquisa são as professoras que lecionaram na Escola Felicidade entre as
décadas de 1990 e 2000. Neste sentido, a abordagem da relevância da escuta
pedagógica contínua e da importância da participação da família para consolidar uma
aprendizagem significativa são aspectos centrais deste trabalho, analisados à luz de
autores como: Ausubel (1982), Rogers (2001), Archangelo (2004), Saltini (2008),
CECCIM (2018), entre outros. Em termos de organização textual, o trabalho se inicia
com alguns pressupostos teóricos acerca da escuta pedagógica e sua relevância na
aquisição de conteúdos oriundos das vivências familiar, social e cultural da criança. Em
seguida, são expostos os relatos das professoras entrevistadas que abordam suas
experiências profissionais utilizando a escuta pedagógica como meio de promoção de
uma aprendizagem significativa para os alunos. A análise desses relatos permitiu
revelar que, a escuta pedagógica exerceu um importante papel na atuação docente,
destacando os conhecimentos prévios como ponto de partida para efetivação de uma
prática pedagógica relevante no contexto escolar, fazendo frente aos entraves como:
baixo recurso financeiro recebido pela escola, desemprego que acometeu parte da
comunidade e livros didáticos não condizentes com a realidade da comunidade.
Conclui-se que, a escuta pedagógica possibilita trabalhar no enfoque do regionalismo,
fundando uma aprendizagem significativa pautada nos aspectos sociais e culturais das
pessoas.
Descrição:
ALVES, V. de O. A atuação de professoras e a aprendizagem significativa através da escuta pedagógica. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.