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A atuação de professoras e a aprendizagem significativa através da escuta pedagógica 1990-2000

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dc.contributor.author Alves, Vanessa de Oliveira
dc.date.accessioned 2019-03-13T11:45:07Z
dc.date.available 2019-03-13T11:45:07Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18470
dc.description ALVES, V. de O. A atuação de professoras e a aprendizagem significativa através da escuta pedagógica. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo abordar a atuação de docentes através da escuta pedagógica, enfocando o trabalho voltado para a aprendizagem escolar significativa. Os sujeitos da pesquisa são as professoras que lecionaram na Escola Felicidade entre as décadas de 1990 e 2000. Neste sentido, a abordagem da relevância da escuta pedagógica contínua e da importância da participação da família para consolidar uma aprendizagem significativa são aspectos centrais deste trabalho, analisados à luz de autores como: Ausubel (1982), Rogers (2001), Archangelo (2004), Saltini (2008), CECCIM (2018), entre outros. Em termos de organização textual, o trabalho se inicia com alguns pressupostos teóricos acerca da escuta pedagógica e sua relevância na aquisição de conteúdos oriundos das vivências familiar, social e cultural da criança. Em seguida, são expostos os relatos das professoras entrevistadas que abordam suas experiências profissionais utilizando a escuta pedagógica como meio de promoção de uma aprendizagem significativa para os alunos. A análise desses relatos permitiu revelar que, a escuta pedagógica exerceu um importante papel na atuação docente, destacando os conhecimentos prévios como ponto de partida para efetivação de uma prática pedagógica relevante no contexto escolar, fazendo frente aos entraves como: baixo recurso financeiro recebido pela escola, desemprego que acometeu parte da comunidade e livros didáticos não condizentes com a realidade da comunidade. Conclui-se que, a escuta pedagógica possibilita trabalhar no enfoque do regionalismo, fundando uma aprendizagem significativa pautada nos aspectos sociais e culturais das pessoas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escuta pedagógica pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Família-escola pt_BR
dc.title A atuação de professoras e a aprendizagem significativa através da escuta pedagógica 1990-2000 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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