dc.contributor.author |
Lima, Marcilene Bento de |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-13T11:49:04Z |
|
dc.date.available |
2019-03-13T11:49:04Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18475 |
|
dc.description |
LIMA, M. B. de L. Caminhos da educação infantil: reflexões sobre o protagonismo feminino e a docência masculina nas creches. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo de abordagem qualitativa
realizada nas creches municipais da cidade de Guarabira- PB ,investigando a participação e /
ou ausência da atuação masculina na docência da educação infantil. A pesquisa se deu através
de observações nas salas de aula das creches, do relato de um ex professor de educação
infantil do município e de entrevistas semiestruturadas com estudantes de pedagogia. Tendo
como objetivo discutir a visão estereotipada da educação infantil como campo de trabalho
unicamente feminino a partir de uma reflexão sobre a atuação masculina nesta etapa da
educação básica. Na Fundamentação Teórica nos respaldamos nos seguintes autores: Hentges
(2013), Leite e Nunes (2010), Libâneo (2012), Louro (2010), Oliveira (2011), Pimenta e Lima
(2018). Concluímos que a docência masculina na educação infantil conflitante na atualidade é
proveniente de uma construção histórica do país, onde o magistério se tornou atividade
feminina. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Monica de Fátima Guedes de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Docência masculina |
pt_BR |
dc.title |
Caminhos da educação infantil: reflexões sobre o protagonismo feminino e a docência masculina nas creches |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |