Resumo:
Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo de abordagem qualitativa
realizada nas creches municipais da cidade de Guarabira- PB ,investigando a participação e /
ou ausência da atuação masculina na docência da educação infantil. A pesquisa se deu através
de observações nas salas de aula das creches, do relato de um ex professor de educação
infantil do município e de entrevistas semiestruturadas com estudantes de pedagogia. Tendo
como objetivo discutir a visão estereotipada da educação infantil como campo de trabalho
unicamente feminino a partir de uma reflexão sobre a atuação masculina nesta etapa da
educação básica. Na Fundamentação Teórica nos respaldamos nos seguintes autores: Hentges
(2013), Leite e Nunes (2010), Libâneo (2012), Louro (2010), Oliveira (2011), Pimenta e Lima
(2018). Concluímos que a docência masculina na educação infantil conflitante na atualidade é
proveniente de uma construção histórica do país, onde o magistério se tornou atividade
feminina.
Descrição:
LIMA, M. B. de L. Caminhos da educação infantil: reflexões sobre o protagonismo feminino e a docência masculina nas creches. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.