Resumo:
A diversificação das práticas corporais presentes na Educação Física Escolar são
importantíssimas, pois favorecem aos escolares maiores conhecimentos de seus
corpos, ampliando as habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras, além de
introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando um
cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para
usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício
crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. Nesse contexto, a dança
nas aulas de Educação Física atende às demandas de resgate cultural e
promotora de uma vida social integrada e saudável. Diante do que foi exposto, o
objetivo que almejamos a partir deste estudo foi verificar a importância da dança
no resgate dos festejos juninos, a partir de uma experiência de Estágio do Curso
de Licenciatura em Educação Física. Para tanto foi realizado um estudo em uma
escola pública no qual foi desenvolvido a elaboração de uma quadrilha junina por
meio do trabalho com a expressão corporal e resgate cultural no mês de junho de
2017. Os principais resultados demonstraram que a dança em seu contexto
educativo e social no espaço escolar foi uma importante oportunidade de mostrar
que a Educação Física pode trabalhar com uma multiplicidade de atividades no
contexto escolar. A partir do que foi vivenciado no estágio é possível concluir que
sua vivência representa uma etapa indispensável para a consolidação da prática
docente, resultando em fonte de crescimento e desenvolvimento pessoal e
profissional.
Descrição:
SILVA, E. A. da. Dança na escola como resgate dos festejos juninos: um relato de experiência. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.