UEPB - Repositório Digital

Dança na escola como resgate dos festejos juninos: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Edivaldo Alves da
dc.date.accessioned 2019-03-13T11:54:21Z
dc.date.available 2019-03-13T11:54:21Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 372.868
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18479
dc.description SILVA, E. A. da. Dança na escola como resgate dos festejos juninos: um relato de experiência. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A diversificação das práticas corporais presentes na Educação Física Escolar são importantíssimas, pois favorecem aos escolares maiores conhecimentos de seus corpos, ampliando as habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras, além de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando um cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. Nesse contexto, a dança nas aulas de Educação Física atende às demandas de resgate cultural e promotora de uma vida social integrada e saudável. Diante do que foi exposto, o objetivo que almejamos a partir deste estudo foi verificar a importância da dança no resgate dos festejos juninos, a partir de uma experiência de Estágio do Curso de Licenciatura em Educação Física. Para tanto foi realizado um estudo em uma escola pública no qual foi desenvolvido a elaboração de uma quadrilha junina por meio do trabalho com a expressão corporal e resgate cultural no mês de junho de 2017. Os principais resultados demonstraram que a dança em seu contexto educativo e social no espaço escolar foi uma importante oportunidade de mostrar que a Educação Física pode trabalhar com uma multiplicidade de atividades no contexto escolar. A partir do que foi vivenciado no estágio é possível concluir que sua vivência representa uma etapa indispensável para a consolidação da prática docente, resultando em fonte de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Danças juninas pt_BR
dc.title Dança na escola como resgate dos festejos juninos: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta