Resumo:
A presente monografia é direcionada as dificuldades de leitura de um aluno do
3º ano do ensino fundamental, apresentando sintomas de dislexia, a escolha
deste objeto de estudo baseou-se em um estudo de caso realizado no
cumprimento do Estágio do PIBID. Sabemos que em cada ser existem suas
particularidades, sua forma de aprender e de agir de acordo com aspectos
físicos, ambientais e neurológicos. A identificação precoce e o adequado
processo interventivo são essenciais para minimizar os efeitos negativos da
dislexia. Para tanto, há necessidade de conhecimento sobre a diversidade
encontrada no transtorno. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é
analisar as possíveis causas das dificuldades de leitura desse aluno,
apresentando propostas pedagógicas de superação dos problemas detectados.
Sabendo que através da leitura, adquirem-se saberes e conhecimentos sociais,
culturais, valores e experiências com o mundo e com os outros. Acreditamos que
esse trabalho é relevante e trará contribuições, no sentido de oferecer formas
para intervir com uma criança que tenha a mesma dificuldade desse aluno.
Descrição:
GUEDES, N. H. M. Um olhar sobre a dificuldade de leitura: relato de experiência. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.