Resumo:
Levando em consideração que existe uma diferença entre o ensino regular e o
ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), este artigo objetivou trazer algumas
reflexões sobre o Ensino de Língua Portuguesa, na EJA, a partir das práticas
metodológicas como o dialogismo e o pragmatismo de professores e estagiários,
durante a realização do Estágio Supervisionado de Letras. O referencial teórico se
deu a partir das contribuições de Paiva (1973), Santos (2003) e Arbache (2001),
Pimenta (2011), Nóvoa e outros. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, do tipo
pesquisa-ação. Concluiu-se que as práticas metodológicas utilizadas durante o
período de Estágio Supervisionado, na EJA, tanto de professores, quanto do
estagiário, se aproximam em alguns momentos, daquilo que se espera de um
profissional voltado para EJA. Há, no entanto, esforço por parte desses profissionais
oriundos de outra modalidade de ensino, exercendo o ofício de professor, na
Educação de Jovens e Adultos.
Descrição:
ARAÚJO, R. de. Práticas metodológicas de ensino da Educação de Jovens e Adultos: um olhar na perspectiva do estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.