Resumo:
Este trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades de ensino e aprendizagem de matemática no ensino médio na Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, localizada na cidade de Alagoa Nova, PB. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de forma exploratória, em seguida foram formuladas as perguntas dos questionários que serão aplicados à professora e seus respectivos alunos, buscando opiniões dos mesmos. Diante de tais dados coletados, foram analisados cuidadosamente, de acordo com a fundamentação teórica, buscando o entendimento das questões levantadas e suas respectivas soluções. Através dos resultados obtidos, podemos destacar entre as respostas coletadas a busca de um emprego melhor, o cansaço, o desinteresse de alguns alunos e dificuldades na matemática básica, leitura e interpretação. Assim, faz-se necessário buscar novas metodologias de ensino que possibilite uma maior interação entre o conteúdo trabalhado e o conhecimento de mundo riquíssimo já adquirido pelos alunos da EJA, que são muito heterogêneos, tornando a aula mais prazerosa e motivadora. Por conseguinte, é necessário traçar estratégias por parte do professor em relação a sua prática pedagógica, buscando sempre novos métodos de ensino e aprendizagem que possam deixar os alunos mais estimulados nas aulas de matemática.
Descrição:
SILVA, J. A. da. Dificuldades de ensino e aprendizagem da Matemática na EJA. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.