UEPB - Repositório Digital

A importância da Torre de Hanói para o ensino e aprendizagem matemática em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Veyber Valter Martins
dc.date.accessioned 2019-03-14T16:31:39Z
dc.date.available 2019-03-14T16:31:39Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18503
dc.description FERREIRA, V. V. M. A importância da Torre de Hanói para o ensino e aprendizagem matemática em sala de aula. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Objetivo: Refletir sobre a importância da utilização do jogo torre de Hanói no processo de ensino e aprendizagem matemática. Metodologia: Este é um estudo do tipo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Realizado a partir de dados coletados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, turma do primeiro ano do ensino médio, no município de Juarez Távora, Paraíba. Resultados e Discussão: No início do jogo os alunos não se importaram muito na quantidade de movimentos que faziam para conseguir completar o jogo, logo depois de um certo tempo os alunos perceberam que não basta jogar com rapidez para ganhar, ou seja, transferir as peças da primeira para a terceira haste de qualquer maneira, mas sim buscar uma estratégia que possibilite um número mínimo de movimentos com qualquer quantidade de peças. Conclusão: É no ato de jogar que o aluno pode colocar para si desafios e questões, levantando hipóteses, na tentativa de compreender os problemas que surgirão em relação à realidade, contribuindo ao mesmo tempo para desenvolver a sua imaginação, bem como para estabelecer relações de organização e convivência. E como o jogo a torre de Hanói propicia um “quebra cabeça” que consiste principalmente em planejamento e soluções, trata-se de uma ideia muito produtiva a ser usada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Torre de Hanói pt_BR
dc.title A importância da Torre de Hanói para o ensino e aprendizagem matemática em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta