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Perfil de professores de Educação Física da rede pública estadual do município de Campina Grande, PB – Um estudo exploratório

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dc.contributor.author Pereira, Erivan Ângelo
dc.date.accessioned 2019-03-14T16:34:27Z
dc.date.available 2019-03-14T16:34:27Z
dc.date.issued 2018-12-03
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18510
dc.description PEREIRA, E. Â. Perfil de professores de Educação Física da rede pública estadual do município de Campina Grande, PB – Um estudo exploratório. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: Atualmente, existem vários estudos que tratam do perfil do professor de Educação Física, porém sentiu-se a necessidade de investigar o perfil dos professores de Educação Física na Rede Pública Estadual do Município de Campina Grande-PB, afim de obter o conhecimento a partir do cenário atual. Objetivos: identificar e analisar o perfil dos Professores de Educação Física da Rede Pública Estadual do Município de Campina Grande – PB, buscando especificamente identificar e analisar o perfil sócio demográfico e o perfil sociocultural das suas práticas pedagógicas. Medotologia:. Neste estudo descritivo, exploratório, de campo e de abordagem quantiqualitativa, foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário elaborado pelos pesquisadores, de aplicação direta e composto por duas partes, a primeira dedicada a uma caracterização sociodemográfica e uma segunda com a caracterização sociocultural de suas práticas pedagógicas. A amostra foi do tipo aleatória por indicação no cenário de 9 escolas da rede estadual de ensino da referida cidade; sendo composta por 32 professores. Resultados e Discussões: quanto ao perfil sociodemográfico a maioria dos professores são mulheres jovens, em idade de vida ativa e que representam mais da metade dos professores efetivos do estado; sendo que a maioria delas atuam no magistério no tempo de até 5 anos; trabalham mais de 30 horas semanais e recebem a média entre 2 e 3 salários mínimos. Acerca do perfil sócio demográfico de suas práticas pedagógicas constatou-se que grande parte dos professores não costumam participar da discussão do Projeto Político Pedagógico, não costumam planejar suas aulas, não costumam buscar por novas formas de atualização, não costumam participar e promover projetos em suas aulas se restringem apenas ao espaço físico escolar. Conclusão: Concluiu-se que as mulheres dominam o atual quadro de professores de Educação Física da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Campina Grande, PB e percebeu-se uma limitação por parte dos professores em nível de interesse, por não buscarem novas formações e capacitações, além de não terem participação ativa dentro e fora da escola, como alternativa para melhoria da qualidade de suas aulas; e um dado que pode-se levar a acreditar é que talvez não se preocupam com algumas questões, como planejar as suas aulas. Por fim, há a necessidade imediata de se refletir sobre a qualidade das aulas de Educação Física ministradas dentro da Rede Pública Estadual do município pesquisado, bem como procurar meios que possam mudar essa realidade das aulas de Educação Física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Educador físico pt_BR
dc.title Perfil de professores de Educação Física da rede pública estadual do município de Campina Grande, PB – Um estudo exploratório pt_BR
dc.type Other pt_BR


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