Resumo:
Este trabalho de pesquisa objetivou revisar publicações nos últimos seis anos enfatizando o resgate dos valores morais e culturais através dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental e como contribuem para a formação do aluno em sua cidadania, e discutir como dentro da Cultura Corporal a prática de atividades lúdicas do tipo jogos e brincadeiras facilita a aprendizagem, e também resgata valores morais e culturais que são transmitidos entre as gerações. Foi uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, a qual se desenvolveu a partir de artigos publicados e documentos oficiais, onde foram feitas buscas pela base de dados scielo e google acadêmico e periódicos, foram selecionados artigos e/ou livros que abordam o tema, utilizando palavras-chave. A escola é o segundo grupo social em que a criança participa, nela as novas experiências e descobertas surgem e entre essas estão os valores sociais que são compartilhados juntamente com a família, onde essa parceria irá contribuir para a formação desse novo cidadão, dando limites e ensinado a refletir sobre as atitudes e suas consequências. É essencial que a escola desperte nos alunos a capacidade de compreenderem e atuarem no mundo em que vivem, é preciso dar-lhes informações e formação para que possam atuar como cidadãos, organizando-se e defendendo seus interesses e da coletividade. Precisam, porém, aprender a respeitar regras, leis e normas estabelecidas (SOARES, 2012 apud FICAGNA e ORTH, 2010). Ao longo dos anos, a escola vem passando por transformações significativas, muitos pais já não são tão participativos na educação doméstica dos seus filhos assim como em suas vidas escolares, atribuindo à escola esse papel, transferindo aos professores essa função. Hoje a escola não transmite apenas conhecimento para a formação acadêmica, mas também precisa orientar na formação do aluno enquanto cidadão, passando valores morais, sociais e éticos. Nesse contexto, a Educação Física contribui de forma significativa. A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história (BNCC,2018). Brincadeiras e jogos populares são atividades que se caracterizam por regras flexíveis, que podem ser alteradas ou até mesmo criadas novas regras coletivamente e que proporcionam o prazer de brincar ou jogar, ensinando com isso respeitos às regras. O despertar para o tema desse trabalho se deu pela vivência de atuar em escolas de ensino fundamental e perceber a carência das regras básicas de convivência, e através das aulas contribuir para que essas crianças percebam o universo diferente em sua volta e assim respeitar professores, funcionários e demais colegas que dividem o espaço da escola. Por isso reafirma que é de grande importância que se busque mais conhecimento através de publicações que tratem do resgate dos valores e que os jogos e brincadeiras é um dos instrumentos de grande ajuda na orientação e formação desses alunos, os quais serão adultos que terão objetivos e sonhos a serem realizados.
Descrição:
DUARTE, L. P. de A. O resgate dos valores humanos através dos jogos e brincadeiras na educação física escolar. 2018. 22f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.