Resumo:
O artigo traz uma análise da relação entre Serviço Social e educação popular a
partir da produção do conhecimento no curso de Serviço Social da Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB) na década de 1980, mais especificamente, dos
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) elaborados nessa década que tiveram
como temática principal a educação. Assim, o nosso objetivo central foi verificar a
existência da relação entre a prática dos assistentes sociais em formação e a
educação popular através dos TCCs produzidos pelos discentes do curso de
Serviço da UEPB na década de 1980. A pesquisa realizada foi documental com
abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados privilegiou a leitura cuidadosa de
12 (doze) TCCs frutos de trabalhos interventivos desenvolvidos pelos(as)
estagiários(as) de serviço social junto aos campos de estágios supervisionados.
Após a coleta dos dados passamos à fase de sistematização e agrupamento das
informações e para tanto foi feito o uso da técnica análise de conteúdo que nos
possibilitou a definição de eixos temáticos norteadores da nossa análise. Os
TCCs analisados apontam que na década de 1980 a educação popular colaborou
para a prática do assistente social em formação através da sua metodologia
voltada para a conscientização e organização da classe trabalhadora.
Descrição:
ALMEIDA FILHO, G. A. de. Uma análise da relação entre serviço social e educação popular a partir da produção do conhecimento no curso de Serviço Social da UEPB na década de 1980. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012