Resumo:
Esta pesquisa avaliou a experiência vivenciada por alunos do Curso de Licenciatura em Química, monitores de um projeto realizado em um espaço formal de ensino. O projeto foi desenvolvido no Museu Vivo da Ciência ‘Lynaldo Cavalcanti’ na cidade de Campina Grande-PB durante as aulas de ciências com alunos do 9º ano do ensino Fundamental das escolas públicas municipal participantes do projeto intitulado: Programa de Apoio à Formação e ao Ensino no Município de Campina Grande – PB (PROAFE). O público envolvido no projeto são professores do Departamento de Química da UEPB, alunos de Licenciatura em Química e estudantes de 9º’s anos de escolas públicas de ensino fundamental do município de Campina Grande. Serviu como instrumento de coleta de dados, um questionário para evidenciar o trabalho desenvolvido pelos monitores no ensino do PROAFE. Os resultados encontrados foram sistematizados em gráficos e discutidos. Os resultados apontam que as aulas ministradas contribuíram para a formação dos futuros professores de química, bem como para a aprendizagem e motivação dos alunos do ensino fundamental pelas aulas dessa disciplina.
Descrição:
NÓBREGA, A. M. A. Vivências no PROAFE e as experiências do monitores no ensino de Ciências. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.