UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre a aprendizagem do Teorema de Tales no Ensino Fundamental utilizando a Teoria de Van Hiele

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lourenço, Roseane Matias
dc.date.accessioned 2019-03-14T17:04:20Z
dc.date.available 2019-03-14T17:04:20Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18548
dc.description LOURENÇO, R. M. Reflexões sobre a aprendizagem do Teorema de Tales no Ensino Fundamental utilizando a Teoria de Van Hiele. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O estudo da Geometria é imprescindível para os alunos, pois entre outras coisas estimula a observar, perceber semelhanças e identificar formas. Cabe destacar que nosso estudo reflete sobre o pensamento geométrico baseado no modelo de Van Hiele, e através deste estudo temos como identificar em que nível de aprendizagem os estudantes se encontram. O objetivo desse trabalho é verificar a aprendizagem do teorema de Tales no 9º ano a luz desta teoria. Os alunos que participaram da pesquisa estudam na escola ECI Monte Carmelo localizada em Campina Grande-PB. Apresentaremos uma metodologia que foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa com recolhimento de dados para realização deste trabalho. Primeiramente foi aplicado um questionário de sondagem para identificar os conhecimentos prévios do aluno sobre alguns conceitos básicos que são necessários para aprendizado do teorema de Tales. Em seguida, foi aplicada uma sequência de atividades envolvendo o teorema de Tales para identificar em qual nível o aluno encontra-se de acordo com a teoria de Van Hiele. O resultado foi satisfatório com a compreensão do teorema de Tales a luz desta teoria, pois boa parte da turma atingiu o nível 1 e 2(visualização e análise), tendo em vista que os alunos não tiveram aula de revisão. Concluímos que podemos encontrar em uma turma vários alunos de diferentes níveis, de acordo com a Teoria de Van Hiele onde o aluno passa de um nível para o outro, mas os alunos não têm o mesmo desenvolvimento do pensamento geométrico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Teorema de Tales pt_BR
dc.subject Modelo de Van Hiele pt_BR
dc.title Reflexões sobre a aprendizagem do Teorema de Tales no Ensino Fundamental utilizando a Teoria de Van Hiele pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta