dc.contributor.author |
Araújo, Anna Karollyna Lima |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-14T17:04:42Z |
|
dc.date.available |
2019-03-14T17:04:42Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18549 |
|
dc.description |
ARAÚJO, A. K. L. Contagem numérica e raciocínio lógico: Utilização do jogo digital Coleta Matemática como opção metodológica. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de Jogos Digitais na Educação Matemática e construir um Jogo Digital intitulado Coleta Matemática como opção metodológica para Contagem Numérica e Raciocínio Lógico por meio do aplicativo Construct2, além de analisar a aplicação de nosso Jogo Digital em turmas de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental I. Nossa pesquisa é fruto do projeto de dois anos PIBIC/CNPq/UEPB norteado por duas perguntas: Qual a relevância da utilização de Jogos Digitais como recurso didático na Educação Matemática? e O Jogo Digital Coleta Matemática pode estimular a aprendizagem de Contagem Numérica e Raciocínio Lógico a alunos dos anos iniciais? Portanto, nossa pesquisa se deu em quatro momentos. Primeiramente leituras foram feitas a embasar e aprofundar nosso conhecimento sobre o uso dos Jogos Digitais na Educação Matemática e a estudar a plataforma do aplicativo Construct2. No segundo momento nos debruçamos a compreender de como desenvolver um Jogo Digital. No terceiro momento, já com o Jogo Digital Coleta Matemática, o apresentamos a alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I da ONG-IDE Projeto Pequeninos e na Escola Municipal Maria Lúcia Matias de Oliveira, que faz parceria com a ONG, localizada na cidade de Soledade, estado da Paraíba. No quarto momento entrevistamos os alunos e aplicamos questionário ao professor de Informática da ONG e a Professora de Matemática da Escola, objetivando identificar benefícios possíveis de nosso Jogo Digital. A partir de nossos resultados, podemos afirmar que Jogos Digitais é um importante recurso didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática e que nosso Jogo Digital Coleta Matemática foi bem aceito pelos alunos, que se mostraram empolgados em estar aprendendo Contagem Numérica e Raciocínio Lógico por meio do Jogo Digital. Os professores de Informática e de Matemática elogiaram nosso Jogo, reforçando a importância de termos na Educação Matemática jogos interessantes como este para o aprendizado e melhor entendimento dos alunos. Esperamos que a utilização dos Jogos Digitais como recurso didático venha a ser cada vez mais usado por professores, gestores e educadores matemáticos nos processos de ensino e de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Abigail Fregni Lins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Raciocínio lógico |
pt_BR |
dc.subject |
Contagem numérica |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Contagem numérica e raciocínio lógico: Utilização do jogo digital Coleta Matemática como opção metodológica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |