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O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar possibilidades metodológicas do uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas HQDs, nos processos de ensino e de aprendizagem na educação matemática. As perguntas que nortearam nosso trabalho de pesquisa foram As Histórias em Quadrinhos Digitais podem auxiliar o ensino da Matemática? As Histórias em Quadrinhos Digitais podem estimular a aprendizagem dos alunos nas aulas de Matemática? O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, utilizando observação, notas de campo, questionário e fotografias, fruto de dois anos do projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UEPB, dividido em quatro etapas. Na primeira foram realizados leituras e estudos sobre a história da História em Quadrinhos e a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. A segunda etapa dedicou-se ao estudo dos aplicativos Comic Life 3 e Pixton. Na terceira apresentamos nosso projeto aos professores em um minicurso realizado no evento científico II CONAPESC. Na mesma etapa apresentamos HQDs e os dois aplicativos aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Cidadão Integral Monte Carmelo na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. Na quarta etapa analisamos os questionário aplicado e as produções das HQDs aplicados tanto para os professores quanto para os alunos objetivando identificar os benefícios possíveis no ensino e no aprendizado. A partir de nossos resultados podemos afirmar que HQDs é um importante recurso didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Os professores e os alunos participantes elogiaram o uso de HQDs e reforçaram a importância de se ter metodologias interessantes na Educação Matemática para que haja melhor aprendizado e entendimento. Esperamos que nosso TCC desperte interesse nos pesquisadores educadores matemáticos, professores de Matemática em exercício e em formação para uma metodologia para o uso de HQDs. Esperamos igualmente que outros pesquisadores, professores de áreas distintas, gestores, coordenadores, entre outros, venham a utilizar as Histórias em Quadrinhos Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. |
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