Resumo:
O presente trabalho de pesquisa investigou o uso de História em Quadrinhos Digital (HQD) como proposta metodológica nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, foi fruto do projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UEPB. Visões e roteiros de professores de Matemática em formação e construções de HQDs de alunos do Ensino Fundamental II foram investigados e discutidos em nossa pesquisa. Com isso, apresentamos o minicurso realizado no III ENECT a professores de Matemática em formação, que objetivou explorar possibilidades metodológicas com o uso de HQDs no processo de ensino. Também apresentamos a aplicação de uma proposta didática com a construção de HQDs, realizada entre agosto e outubro de 2018, a alunos do 9º ano A do Ensino Fundamental da Escola Cidadã Integral Monte Carmelo. Utilizamos observação, questionário, fotografias e notas de campo como instrumentos de pesquisa. Apresentamos as duas investigações de forma sequencial. Baseamo-nos teoricamente na Arte Sequencial de Eisner e na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Mayer. As perguntas que nortearam nossa pesquisa foram: Qual a relevância de HQDs como proposta metodológica no processo de ensino da Matemática? e A construção de HQDs pode melhorar a aprendizagem dos alunos nas aulas de Matemática?. A partir de nossos resultados, podemos afirmar que o uso de HQDs é uma proposta metodológica importante para o ensino da Matemática a partir das visões dos professores em formação e que a experiência de construções de HQDs pelos alunos foi bem aceita e promoveu uma melhor aprendizagem matemática. Esperamos que muitos outros pesquisadores, professores, gestores e educadores matemáticos venham a utilizar HQDs nos processos de ensino e de aprendizagem.
Descrição:
LEITE, N. M. História em quadrinhos digital: Uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem da Matemática escolar. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.