Resumo:
O ensino da matemática nas escolas públicas atuais exige cada vez mais dos professores, conhecimentos específicos sobre a área de atuação e sobre os processos metodológicos e didáticos do ensino. Os cursos de formação para professores precisam estarem aptos para desenvolver uma formação que lhes permitam o apoderamento de saberes necessários à sua função. Vimos que estudos realizados sobre formação de professores, Imbernón (2011), Pimenta (2009), vêm discutindo cada vez mais a necessidade de se destacar o estudo da prática docente como ponto de partida e de chegada. Nesse sentido é interessante dizer que, as universidades, as instituições formadoras e as instituições escolares devem proporcionar aos professores troca de experiência e momentos de reflexão sobre sua prática. Momentos como o da reflexão sobre a prática proporcionará aos professores uma autoavaliação sobre os critérios, técnicas e métodos que estão sendo evidenciados nas suas aulas. A profissionalização do professor de matemática abrange a construção de saberes e de uma identidade. Esses saberes estão relacionados aos conhecimentos próprios da disciplina, dos conhecimentos das experiências e dos conhecimentos específicos da pedagogia. Intencionamos nesse estudo promover uma reflexão sobre a profissionalização do professor de matemática, partindo de um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação do Professor da Educação Básica. Realizamos esse estudo através de uma pesquisa literária, e verificamos que para que haja uma melhoria da profissionalização do professor de matemática é necessário que os cursos de formação inicial e continuada busquem formar os professores na e para a prática.
Descrição:
SILVA, E. A. da. A profissionalização do professor de Matemática da Educação Básica: Uma reflexão. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.