dc.contributor.author |
Silva, Fabrício Tavares da |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-14T17:07:59Z |
|
dc.date.available |
2019-03-14T17:07:59Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 796.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18556 |
|
dc.description |
SILVA, F. T. da. Ensino de futebol na iniciação esportiva: Um relato de experiência na Escola de Futebol Oficial do Flamengo em Campina Grande – PB. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de experiência com o ensino do futebol durante o processo de iniciação esportiva, para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos em uma escolinha na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. Como metodologia de trabalho para o ensino dos fundamentos técnicos e táticos do futebol, de acordo com os objetivos traçados para as aulas, como também respeitando os princípios educacionais e formadores da instituição, decidiu-se programar as atividades a partir de duas abordagens metodológicas: o método recreativo e o método situacional. Muitos autores descrevem os diversos benefícios que a prática sistemática do futebol podem proporcionar às crianças e adolescentes praticantes. No decorrer das aulas, além dos benefícios de ordem motora e esportiva específica relacionadas diretamente com a prática da modalidade, foi observado também uma melhora significativa em aspectos de ordem emocional, social e cognitiva. Atualmente, é perceptível que os jovens esportistas cada vez mais cedo têm sido tratados como pequenos adultos, submetidos a darem respostas a situações às quais tanto na parte física como na psicológica ainda não possuem a estrutura e formação necessárias para dar conta de tanta exigência. Neste sentido, para evitar frustrações e decepções no esporte, o treinamento desportivo em qualquer modalidade, deve se valer de uma pedagogia que contemple inicialmente e primordialmente os desejos do individuo participante, privilegiando sua formação de maneira integral, fazendo deste a figura principal no processo ensino-aprendizagem. A experiência de poder conviver diariamente e com intensidade com crianças e adolescentes de idades variadas e classes sociais distintas, além da convivência com os pais me fazem perceber a importância e influência da nossa profissão no desenvolvimento e comportamento da sociedade em geral. A oportunidade de trabalhar na entidade contribuiu de forma significativa na minha formação profissional e pessoal. Assim, considero a experiência como uma oportunidade ímpar de aprendizado para todos envolvidos no processo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Anny Sionara Moura Lima Dantas |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Esporte |
pt_BR |
dc.subject |
Futsal |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação esportiva |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de futebol na iniciação esportiva: Um relato de experiência na Escola de Futebol Oficial do Flamengo em Campina Grande – PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |