Resumo:
Este trabalho apresenta orientações e mecanismos na área da educação para o desenvolvimento de habilidades de interpretação da linguagem matemática, baseados na Teoria da Atividade. Para tanto, abordamos o estudo de equações do 1º grau com uma incógnita, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II, do Colégio Menino Jesus. Através de aula e atividade constituídas de planejamento satisfatório, objetivamos apresentar reflexões sobre a aplicação de um roteiro de atividades elaboradas a partir da Teoria da Atividade, a fim de estabelecer uma relação da compreensão dos alunos e os aspectos da linguagem matemática em suas dimensões semântica, sintática e pragmática. O trabalho surgiu diante de inquietudes e anseios de mudança relacionada à dificuldade dos alunos sobre o domínio da linguagem matemática. Para atingir o nosso objetivo, o conteúdo foi abordado de maneira agradável para que os alunos se sentissem atraídos pela aula, por meio de uma situação problema que visa formar a equação antes de adentrar nos métodos de resolução da equação finalizada. Como aporte teórico para as reflexões realizadas nesta pesquisa, recorremos a NUÑES (2009) que trata da Teoria da Atividade baseado em Leontiev. Dessa maneira, pudemos levar os nossos alunos a se familiarizarem com as dimensões da linguagem matemática. Assim, foi aplicada uma atividade baseada na Teoria da Atividade na qual pudemos constatar resultados satisfatórios.
Descrição:
LIMA, E. L. F. Resolvendo atividades sobre equações do 1º grau elaboradas a partir dos elementos da Teoria da Atividade. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.