Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta a utilização do gênero literário fábula como instrumento para o ensino de Matemática. A teoria das probabilidades foi o conteúdo escolhido para tal fim. A participação do gênero é notória nas aulas de Pedagogia e Literatura, contribuindo de forma significativa nos primeiros anos do Ensino Fundamental, principalmente por despertar o interesse de vários estudantes pela leitura. Não obstante sua importante colaboração, concernente ao estímulo à leitura, faz-se necessário fazer menção de suas contribuições morais, uma vez que o gênero fábula carrega na sua essência ensinamentos de caráter moral, o que contribuiu para formação da personalidade de inúmeros indivíduos. Existe uma impregnação mútua entre a Matemática e a Língua Materna, conforme afirma Machado (2011), e que se estende a outras vertentes da Literatura, o que nos leva a afirmar que a Matemática pode se relacionar com a Literatura de maneira intensa. A parceria entre estas duas vertentes do conhecimento tem proporcionado um aprendizado bem mais significativo por parte dos alunos em ambas as áreas. De acordo com Vieira (2016), o uso de alegorias, analogias e metáforas facilita na compreensão do abstrato, ajuda a enxergá-lo, além de estimular o interesse dos estudantes para estudar o novo tema. Para a defesa de nossa proposta, optamos pela apresentação e análise da fábula A raposa Astuta, o rato Cautela e o caracol Não-Desisto. Com um texto alegórico, esta obra de nossa própria autoria, apresenta em sua composição conceitos probabilísticos, podendo ser explorados mediante análise. A fábula em análise se revela como uma alternativa para o ensino deste conteúdo, haja vista que a mesma, comporta variados conceitos provenientes da teoria das probabilidades.
Descrição:
GOMES, A. P. O uso de fábulas no ensino de Matemática: Uma maneira fabulosa de estudar probabilidade. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.