Resumo:
Este estudo tem o objetivo de identificar e discutir o legado do PIBID/Educação Física – UEPB para a formação de professor e a formação continuada. O PIBID é um programa do governo federal que atua na educação superior e na educação básica, a fim de aperfeiçoar a formação de professores através de vivências nas escolas públicas de ensino regular juntamente com professores/supervisores e professores de ensino superior. Tendo em vista que este programa visa o desenvolvimento profissional de seus integrantes, até mesmo das escolas participantes, este foi desenvolvido este trabalho a partir do banco de dados do site pertencente ao Subprojeto PIBID/Educação Física e visa elencar o legado deste considerando as atuações dos participantes do programa. O estudo bibliográfico foi desenvolvido a partir quatorze trabalhos de conclusão de curso, um artigo no e-book v.2 e quatro artigos no e-book v. 1, abordando temáticas relacionadas ao PIBID de acordo com as experiências vividas nas escolas contempladas a partir das intervenções. Após o estudo foi possível verificar, através das produções, a importância que o PIBID possui para formação profissional uma vez que o mesmo atua diretamente no âmbito escolar executando práticas pedagógicas inovadoras, o que justifica a sua permanência para a melhoria da educação escolar. Ainda é possível ressaltar que as produções deixadas pelos bolsistas e colaboradores do PIBID poderão contribuir e servir de fundamentação para futuras intervenções na Educação Física escolar, considerando as transformações ocorridas no cotidiano das escolas participantes do programa.
Descrição:
SILVA, K. de F. N. da. O legado do PIBID/Educação Física – UEPB: Uma revisão bibliográfica. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.