Resumo:
A Paralisia cerebral é uma deficiência caracterizada por uma lesão de alguma parte do encéfalo que comprometem o movimento. Neste estudo tivemos como objetivo analisar as habilidades motoras de uma pessoa com paralisia cerebral, especificamente as seguintes habilidades: Coordenação motora, agilidade, equilíbrio e noção tempo-espaço. O público alvo da pesquisa foi composto por uma mulher de 32 anos com paralisia cerebral. Foram utilizados testes adaptados de protocolos de avaliação motora, como Gallahue e teste de KTK, Rosa Neto e Silene Okuma, foram esses: Sentar e levantar, habilidade manual, teste do quadrado, teste de equilíbrio, teste do lançar. Realizados pré e pós aproximadamente 16 intervenções planejadas. No teste do sentar e levantar houve 00:21min de diferença entre o teste inicial e final. No da habilidade manual, em média 00:12min a menos. O teste do quadrado, obteve uma diferença de até 00:15 min. No do equilíbrio não houve diferença considerável. E no teste do lançar a pontuação aumentou. É fato que o profissional de educação física é fundamental, imprescindível nas instituições de ensino especial, principalmente quando presente nas fases iniciais do desenvolvimento, na infância, e acompanhando as fases posteriores buscando fornecer aos seus alunos práticas que possam vir a contribuir no desempenho motor desses.
Descrição:
RÊGO, A. C. C. D. do. Análise das habilidades motoras de uma pessoa com paralisia cerebral: Um estudo de caso. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.