Resumo:
Em nossa pesquisa documental descritiva foi possível evidenciar os principais temas em relação à formação de professores para a comunidade acadêmica específica da área de “Ensino de Ciências e Matemática”. Realizamos uma análise de artigos publicados em periódicos pertencentes a esta área disponibilizados no portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e classificados na WebQualis como revistas A1 (Ciências e Educação), A2 (Revista Brasileira em Pesquisa em Educação em Ciência; Investigações em Ensino de Ciências - Online; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências) e B1 (Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso). Foram selecionados 25 artigos sobre Formação Inicial de Professores de Biologia e Ciências publicados de 2008 a 2010. A categorização dos artigos nos revelou que a maioria dos trabalhos produzidos trata da investigação de métodos na prática de ensino (20%), corroborando com pesquisas anteriores a esta; seguidos de artigos sobre as concepções dos licenciandos sobre conteúdos específicos da área de ciências e biologia (12%); formação reflexiva (12%); profissionalização (12%); seguidos de temas como currículo (8%); história da educação e da formação docente ao longo dos tempos (8%); educação especial inclusiva (8%); entre outros. Durante as análises destes artigos pudemos observar que apesar de doze diferentes categorias encontradas, há uma preocupação central dos autores com a qualidade dos cursos de licenciatura, bem como com o processo de formação dos licenciandos, procurando enfatizar diversas problemáticas que decorrem deste processo.
Descrição:
SILVA, N. B. da.
Formação de professores de Biologia: uma breve revisão da literatura. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.