UEPB - Repositório Digital

Formação de professores de Biologia: uma breve revisão da literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Núbia Bezerra da
dc.date.accessioned 2012-09-17T16:48:35Z
dc.date.available 2012-09-17T16:48:35Z
dc.date.issued 2012-09-17
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/186
dc.description SILVA, N. B. da. Formação de professores de Biologia: uma breve revisão da literatura. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Em nossa pesquisa documental descritiva foi possível evidenciar os principais temas em relação à formação de professores para a comunidade acadêmica específica da área de “Ensino de Ciências e Matemática”. Realizamos uma análise de artigos publicados em periódicos pertencentes a esta área disponibilizados no portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e classificados na WebQualis como revistas A1 (Ciências e Educação), A2 (Revista Brasileira em Pesquisa em Educação em Ciência; Investigações em Ensino de Ciências - Online; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências) e B1 (Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso). Foram selecionados 25 artigos sobre Formação Inicial de Professores de Biologia e Ciências publicados de 2008 a 2010. A categorização dos artigos nos revelou que a maioria dos trabalhos produzidos trata da investigação de métodos na prática de ensino (20%), corroborando com pesquisas anteriores a esta; seguidos de artigos sobre as concepções dos licenciandos sobre conteúdos específicos da área de ciências e biologia (12%); formação reflexiva (12%); profissionalização (12%); seguidos de temas como currículo (8%); história da educação e da formação docente ao longo dos tempos (8%); educação especial inclusiva (8%); entre outros. Durante as análises destes artigos pudemos observar que apesar de doze diferentes categorias encontradas, há uma preocupação central dos autores com a qualidade dos cursos de licenciatura, bem como com o processo de formação dos licenciandos, procurando enfatizar diversas problemáticas que decorrem deste processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.title Formação de professores de Biologia: uma breve revisão da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta