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O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo publicizar a experiência acadêmica de implementação do projeto denominado “A Socialização dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência: Projeto de Intervenção com os Pais e Responsáveis dos Usuários do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Campina Grande-PB”, realizado na instituição mencionada, no mês de outubro de 2018, a partir do estágio obrigatório do Curso de Serviço Social da UEPB. O referido projeto foi realizado um trabalho no CER da cidade de Campina grande-PB, com o intuito de promover o compartilhamento de informações para que os pais e responsáveis dos usuários com deficiência desta instituição obtivessem maior conhecimento sobre os direitos sociais desta população. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto foi a participativa, através da realização de rodas de conversa em que foram abordadas temáticas relacionadas ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. Os resultados obtidos com o projeto apontam para a compreensão das demandas apresentadas no campo de estágio e a necessidade do desenvolvimento de práticas que contribuam para a concepção do exercício da cidadania e autonomia deste público, a fim de que estes possam gozar efetivamente dos seus direitos. O presente artigo apresenta, inicialmente, em seu percurso teórico uma revisão bibliográfica acerca do conceito de deficiência ao longo da história, à luz de autores como Mazzota (1996), Bartalotti (2006) e Ramalho (2001), entre outros; em seguida, traz uma reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência, tendo como bases fundamentais a Constituição Federativa de 1988 e o Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, para, por fim, trazer a socialização da experiência do nosso projeto de intervenção, com a exposição do campo de estágio, a metodologia e os resultados obtidos no projeto de intervenção. |
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