Resumo:
Neste trabalho, relatamos a aplicação de uma sequência de ensino (SE) que
aborda conhecimentos estatísticos de maneira contextualizada numa turma do 9º
ano, composta por 17 alunos, do ensino fundamental do distrito de Santa
Gertrudes, Patos, Paraíba. A SE foi realizada durante as aulas de Matemática
ministradas pelo autor. Para alcançarmos o objetivo de contribuir para o
letramento estatístico dos alunos, realizamos uma pesquisa de campo com
aplicação de um questionário elaborado pela turma com questões relevantes para
o cotidiano do distrito. Os dados coletados com base em uma amostra aleatória
do distrito foram compilados e analisados para que serem posteriormente
apresentados à comunidade escolar. Com isso, acreditamos ter fomentado tanto a
capacidade de interpretar e avaliar criticamente as informações estatísticas
quanto de discuti-las e comunicá-las. A compreensão dos conceitos estatísticos,
evidenciada pela satisfação e interesse dos alunos em participar das atividades
propostas, foi mediada e garantida pelo tratamento de dados do cotidiano.
Descrição:
FERNANDES, J. L. A. Do tratamento de dados ao letramento estatístico: relato da aplicação de uma sequência de ensino em uma turma do ensino fundamental do distrito de Santa Gertrudes, Patos. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.