Resumo:
Diante das dificuldades de leitura e interpretação de texto, apresentadas por grande
número de alunos das escolas básicas, como apontam Souza (1999), Kleiman (2004),
Vargas (2000) e Koch (2002) se fazem necessárias estratégias diversificadas,
reflexões, propostas e intervenções. Nesse sentido, objetivamos apresentar e analisar
(02) duas propostas de leitura/interpretação, a partir do gênero poema, atividades
aplicadas em uma escola básica de Guarabira/PB. Tomamos por base teórica os
estudos de Kleiman (2004) e as concepções de leitura de Koch (2002) para
fundamentar a segunda proposta. A pesquisa foi de cunho qualitativo e qualitativo com
abordagem descritiva e pesquisa-ação. Os resultados enfatizaram as já citadas
dificuldades de leitura/interpretação, advindas de modelos que privilegiaram a
decodificação, no entanto, houve alguns avanços, principalmente na busca de
sentidos no gênero proposto, na aplicação da segunda proposta.
Descrição:
SANTOS, D. R. dos S. Análise das duas propostas de leitura/interpretação de texto para o ensino fundamental II, a partir do gênero poema. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.