Resumo:
Com o advento da industrialização, ocorrido na Inglaterra, no século XVIII, novos processos produtivos foram descobertos, visando maior quantidade de produtos e a máxima obtenção de lucros, princípio que rege o capitalismo, modelo de desenvolvimento predominante ainda nos dias atuais. Nesse contexto, surge a educação ambiental como um dos poucos instrumentos de mudança, capaz de modificar a percepção dos seres humanos sobre o meio ambiente. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental de discentes de uma escola estadual do município de Juripiranga-PB sobre os impactos ambientais causados pela indústria canavieira. Utilizando-se de estratégias em Educação ambiental, baseando-se na metodologia de pesquisa participante e no MEDICC – Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento. O trabalho foi realizado de fevereiro a setembro de 2018 em uma escola no município de Juripiranga-PB. O universo amostral foi de 4,5% do total de alunos matriculados na escola e 100% da turma do 1º ano. Os dados foram coletados em quatro etapas: a primeira constou da apresentação do projeto e delineamento do espaço amostra; a segunda da analise da percepção sobre os impactos; na terceira etapa ocorreu o processo de sensibilização através de palestras e dinâmicas e, na quarta etapa foram feitas as análises comparativas da percepção do início e final do trabalho. Durante o trabalho foi possível identificar que os discentes detinham a percepção de meio ambiente natural, remetendo a uma visão cartesiana do meio ambiente. A maioria dos discentes afirmou que não conhecia o conceito de impacto ambiental e os que conheciam, o entendiam enquanto prejuízo causado ao meio ambiente. Em relação à indústria canavieira, a maioria dos discentes a compreendia enquanto impactos positivos, dentre os quais, sobressaíram-se a produção de açúcar e a geração de empregos. Em relação aos impactos negativos, os discentes destacaram fuligem, fogo e fumaça como os principais problemas, revelando a visão antropocêntrica, cujas percepções negativas e positivas estão diretamente ligadas aos seres humanos. Logo após o processo de intervenção foi possível identificar a mudança de percepção dos discentes, confirmando a importância das estratégias de educação ambiental aplicadas. Os discentes passaram a reconhecer o meio ambiente construído e que meio ambiente é tudo que esta em nossa volta, incluindo o ser humano. Compreenderam que impacto ambiental são alterações provocadas sobre o meio ambiente pelo ser humano,positivas ou negativas. Perceberam que os impactos negativos provocados pela indústria canavieira são graves e comumente, são irreversíveis. Portanto, é possível confirmar que a Educação Ambiental é uma das principais ferramentas para mudança de percepção ambiental de uma comunidade escolar por favorecer o processo de sensibilização e construção de conhecimento para o meio ambiente, contribuindo para o exercício da cidadania ambiental de forma qualificada e competente.
Descrição:
SILVA, M. C. G. da. Percepção de discentes sobre os impactos causados pela indústria canavieira em Juripiranga, estado da Paraíba. 2018. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.