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Percepção de discentes sobre os impactos causados pela indústria canavieira em Juripiranga, estado da Paraíba

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dc.contributor.author Silva, Maria Celeste Galvão da
dc.date.accessioned 2019-03-21T17:55:49Z
dc.date.available 2019-03-21T17:55:49Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18791
dc.description SILVA, M. C. G. da. Percepção de discentes sobre os impactos causados pela indústria canavieira em Juripiranga, estado da Paraíba. 2018. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Com o advento da industrialização, ocorrido na Inglaterra, no século XVIII, novos processos produtivos foram descobertos, visando maior quantidade de produtos e a máxima obtenção de lucros, princípio que rege o capitalismo, modelo de desenvolvimento predominante ainda nos dias atuais. Nesse contexto, surge a educação ambiental como um dos poucos instrumentos de mudança, capaz de modificar a percepção dos seres humanos sobre o meio ambiente. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental de discentes de uma escola estadual do município de Juripiranga-PB sobre os impactos ambientais causados pela indústria canavieira. Utilizando-se de estratégias em Educação ambiental, baseando-se na metodologia de pesquisa participante e no MEDICC – Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento. O trabalho foi realizado de fevereiro a setembro de 2018 em uma escola no município de Juripiranga-PB. O universo amostral foi de 4,5% do total de alunos matriculados na escola e 100% da turma do 1º ano. Os dados foram coletados em quatro etapas: a primeira constou da apresentação do projeto e delineamento do espaço amostra; a segunda da analise da percepção sobre os impactos; na terceira etapa ocorreu o processo de sensibilização através de palestras e dinâmicas e, na quarta etapa foram feitas as análises comparativas da percepção do início e final do trabalho. Durante o trabalho foi possível identificar que os discentes detinham a percepção de meio ambiente natural, remetendo a uma visão cartesiana do meio ambiente. A maioria dos discentes afirmou que não conhecia o conceito de impacto ambiental e os que conheciam, o entendiam enquanto prejuízo causado ao meio ambiente. Em relação à indústria canavieira, a maioria dos discentes a compreendia enquanto impactos positivos, dentre os quais, sobressaíram-se a produção de açúcar e a geração de empregos. Em relação aos impactos negativos, os discentes destacaram fuligem, fogo e fumaça como os principais problemas, revelando a visão antropocêntrica, cujas percepções negativas e positivas estão diretamente ligadas aos seres humanos. Logo após o processo de intervenção foi possível identificar a mudança de percepção dos discentes, confirmando a importância das estratégias de educação ambiental aplicadas. Os discentes passaram a reconhecer o meio ambiente construído e que meio ambiente é tudo que esta em nossa volta, incluindo o ser humano. Compreenderam que impacto ambiental são alterações provocadas sobre o meio ambiente pelo ser humano,positivas ou negativas. Perceberam que os impactos negativos provocados pela indústria canavieira são graves e comumente, são irreversíveis. Portanto, é possível confirmar que a Educação Ambiental é uma das principais ferramentas para mudança de percepção ambiental de uma comunidade escolar por favorecer o processo de sensibilização e construção de conhecimento para o meio ambiente, contribuindo para o exercício da cidadania ambiental de forma qualificada e competente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica Maria Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Indústria canavieira pt_BR
dc.subject Impactos ambientais pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.title Percepção de discentes sobre os impactos causados pela indústria canavieira em Juripiranga, estado da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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