Resumo:
Como os conteúdos de geometria nas escolas são poucos ou não trabalhados se
torna evidente a dificuldade dos alunos do Ensino Médio no estudo de Geometria,
principalmente a Geometria Espacial, na qual o seu estudo separado do material
concreto exige uma abstração, relacionada à visualização espacial, que não é uma
capacidade comum a todas as pessoas. Nossa pesquisa teve com objetivo geral
verificar, através de atividades de investigação geométricas se, de fato, o material
concreto pode contribuir na resolução de algumas destas investigações envolvendo
o conteúdo Poliedros de Platão e como objetivos específicos: aplicar atividades
contendo investigações geométricas para que os alunos resolvam sem a utilização
do material concreto; confeccionar materiais concretos para auxiliar nas
investigações geométricas; aplicar atividades contendo investigações geométricas
para que os alunos resolvam utilizando o material concreto e verificar, através da
análise dos questionários, se e como o material concreto contribuiu na resolução das
atividades de investigação geométricas envolvendo o conteúdo Poliedros de Platão.
A metodologia foi desenvolvida considerando aspectos qualitativos. Essa pesquisa
foi realizada nos meses de junho e julho de 2012 em uma turma de 2º ano do Ensino
Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz
do Rêgo localizada na cidade de Boqueirão - PB. Os resultados mostram que o
material concreto contribui para a resolução de investigações geométricas com o
conteúdo Poliedros de Platão, uma vez que com este material o aluno poderá,
através da visualização, encontrar uma relação entre faces, vértices e arestas.
Descrição:
ARAÚJO, L. S.
Investigações geométricas e poliedros de Platão:
um estudo sobre a influência do material concreto. 2012. 67f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.