dc.contributor.author |
Andrade, Ruth Ferreira Conserva |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-25T19:06:58Z |
|
dc.date.available |
2019-03-25T19:06:58Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18898 |
|
dc.description |
ANDRADE, R. F. C. O serviço social na educação: um relato de experiência junto ao projeto frequência em dia realizado na escola Gustavo Adolfo Cândido Alves no município de Campina Grande - PB. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado em forma de artigo, é um relato de experiência de estágio obrigatório do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, que foi desenvolvido na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves no município de Campina Grande – PB. O principal objetivo é apresentar as experiências obtidas no projeto de intervenção “Frequência em Dia: uma proposta de acompanhamento do serviço social à frequência escolar dos alunos”. O projeto de caráter contínuo tem como objetivo geral contribuir para garantir uma boa frequência escolar dos alunos. É realizado com todos os alunos do período da manhã e tarde do mesmo espaço escolar. A metodologia do projeto se dá a partir do registro de faltas, contato com os pais ou responsáveis dos alunos faltosos, visitas domiciliares e um encontro mensal do serviço social com os alunos para mostrar o seu número de faltas individual. Os principais resultados obtidos foram o acompanhamento das faltas, a diminuição da infrequência e a prevenção da evasão escolar, já que a atuação do serviço social no âmbito educacional contribui para o acesso e a efetivação do direito a política de educação, tendo em vista estratégias usadas em torno da permanência do aluno na escola, além dos encaminhamentos para as demais políticas sociais, colaborando para o desenvolvimento do educando. Desta forma o assistente social se expressa nas intervenções que se articulam frente às expressões da questão social com a finalidade de garantir o direito e a permanência do aluno na escola, legitimando essa política. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual da Paraíba- UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Política em educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ação social |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência social |
pt_BR |
dc.subject |
Frequência escolar |
pt_BR |
dc.title |
O serviço social na educação: um relato de experiência junto ao projeto frequência em dia realizado na escola Gustavo Adolfo Cândido Alves no município de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |