Resumo:
A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para as organizações manterem um diálogo permanente entre seus colaboradores na perspectiva de favorecer a disseminação das metas, da missão, da visão, e dos valores da organização, favorecendo uma interação entre estes que possibilitam uma atuação alinhada com as estratégias organizacionais. O presente trabalho tem como objetivo analisar os processos de comunicação interna do Terceiro Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, identificando os elementos que o compõem e a integração entre os setores administrativos. Para o alcance dos objetivos, utilizou-se de uma abordagem quantitativa, tendo por base um questionário de Medeiros (2006) que viabilizou o levantamento de dados no tocante ao perfil dos policiais, a sinergia entre eles e a dinâmica dos setores administrativos a fim de explorar e descrever o processo de comunicação interna desenvolvido na unidade policial. Concluiu-se que processos de comunicação são fundamentais para a comunicação entre os membros da unidade policial, pois proporcionam a integração das seções de serviço e norteiam as ações dos membros da organização para o alcance dos objetivos e metas estabelecidos. Porém, existem ainda paradigmas a serem quebrados como uma melhor interação entre gestores e colaboradores para que o 3° BPM/PB desempenhe sua missão institucional com eficiência e eficácia.
Descrição:
DANIEL, P. R. L. Comunicação interna no serviço militar: um estudo de caso no 3° Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.