Resumo:
Considerando que a criação de redes de empresas vem tornou-se alternativa eficaz para o combate da competitividade entre as micros, pequenas, médias e grandes empresas, o presente estudo abordou tal aspecto em uma rede de empresas, a Rede Nordeste de Móveis e Eletros, situada na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. Optou-se por uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório, sendo a abordagem qualitativa e a coleta de dados obtida por meio de um estudo de caso, realizada através de entrevista com alguns associados da rede. Esse roteiro de entrevista é subdividido em três partes. A partir dos dados, foi realizada a análise de conteúdo que foi necessária para cumprir com o objeto do presente estudo. Os resultados obtidos indicam que a associação de empresas em redes tem sido a melhor forma para o melhorar o desempenho das micros e pequenas empresas, inclusive, de se inserirem no contexto competitivo baseado em modelos interdependentes. Além disso, foi possível caracterizar a rede de empresas escolhida, segundo a tipologia de Grandori & Soda (1995), como uma rede burocrática. Os resultados encontrados podem servir como oportunidades de estudos futuros, visto que o contexto paraibano é pouco explorado.
Descrição:
DANTAS FILHO, H. W. Redes de empresas: um estudo na rede nordeste de móveis e eletros. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.