Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise diagnóstica acerca do ensino de Química Orgânica, na construção de estruturas orgânicas, utilizando materiais alternativos em sala de aula, em uma escola da cidade de Malta - PB. Um dos maiores desafios no ensino de Química, na área de estruturas orgânicas, em particular, tanto nas escolas de nível médio e de nível superior, é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e cotidiano dos alunos. É necessário que haja uma contextualização do que é ensinado nas aulas com o seu dia-a-dia, mostrando praticamente o conteúdo visualizado nos livros, para que possa promover uma relação entre teoria e prática. Uma forma de transformar as estruturas moleculares orgânicas em realidade vivenciada é a construção de modelos com a utilização de materiais alternativos, que transformem o ambiente de sala de aula num local de afirmação de teorias, de investigação e, principalmente, em local de aprendizagem. Trata- se, portanto, de avaliar alunos do nível médio no que diz respeito à aprendizagem obtida através da construção de estruturas orgânicas, com materiais alternativos. Com base nos resultados obtidos através de questionário e de observações feitas durante a aula, mostra-se que a construção de estruturas com materiais alternativos é uma ferramenta a mais no ensino de Química promovendo uma aprendizagem mais significativa.
Descrição:
SOUSA NETO, O. L. Construção e abordagem de estruturas orgânicas a partir de materiais alternativos para o ensino de química. 2010. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.