UEPB - Repositório Digital

Construção e abordagem de estruturas orgânicas a partir de materiais alternativos para o ensino de química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa Neto, Odilon Lúcio de Sousa
dc.date.accessioned 2019-03-26T12:02:33Z
dc.date.available 2019-03-26T12:02:33Z
dc.date.issued 2010-12-16
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18998
dc.description SOUSA NETO, O. L. Construção e abordagem de estruturas orgânicas a partir de materiais alternativos para o ensino de química. 2010. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma análise diagnóstica acerca do ensino de Química Orgânica, na construção de estruturas orgânicas, utilizando materiais alternativos em sala de aula, em uma escola da cidade de Malta - PB. Um dos maiores desafios no ensino de Química, na área de estruturas orgânicas, em particular, tanto nas escolas de nível médio e de nível superior, é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e cotidiano dos alunos. É necessário que haja uma contextualização do que é ensinado nas aulas com o seu dia-a-dia, mostrando praticamente o conteúdo visualizado nos livros, para que possa promover uma relação entre teoria e prática. Uma forma de transformar as estruturas moleculares orgânicas em realidade vivenciada é a construção de modelos com a utilização de materiais alternativos, que transformem o ambiente de sala de aula num local de afirmação de teorias, de investigação e, principalmente, em local de aprendizagem. Trata- se, portanto, de avaliar alunos do nível médio no que diz respeito à aprendizagem obtida através da construção de estruturas orgânicas, com materiais alternativos. Com base nos resultados obtidos através de questionário e de observações feitas durante a aula, mostra-se que a construção de estruturas com materiais alternativos é uma ferramenta a mais no ensino de Química promovendo uma aprendizagem mais significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ilauro de Souza Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Construção e abordagem de estruturas orgânicas a partir de materiais alternativos para o ensino de química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta