Resumo:
As organizações estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, buscando cada vez mais seu diferencial em sua equipe. O presente estudo se propôs a estudar de forma sucinta quais competências os alunos formandos 2015.1 do curso de administração do Campus VII da UEPB acreditam ter adquirido com o curso, sob a luz do modelo Cheetham e Chivers (2005) e comparar com a percepção das competências que os professores observam nestes alunos. Tomando como base o discurso de Fleury e Fleury (2011), a presente pesquisa conceitua competência como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados a um alto desempenho fundamentado na inteligência e na personalidade das pessoas, assim sendo podemos considerar competência como qualidades que os indivíduos detêm. Para tanto se fez o uso de pesquisa descritiva para elaboração desse trabalho, sendo um estudo de caso e pesquisa documental o procedimento metodológico escolhido, onde as informações foram coletadas através de dois questionários, denotando uma abordagem quantitativa, baseados no modelo de Marangoni (2014), que por sua vez baseou-se no modelo Cheetham e Chivers (2005), aplicados um para os professores e outro para os alunos do curso de administração. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e os resultados mostraram um entendimento semelhante na formação de competências de conhecimento/cognitivo e da metacompetência, entretanto no desenvolvimento de competências pessoal/comportamental e valores/éticas mostraram alguns contrapontos em suas concepções.
Descrição:
MANGUEIRA, M. S. N. Competências profissionais dos alunos de Administração: um estudo entre a percepção dos docentes e dos discentes da UEPB Campus VII Patos - PB. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.