UEPB - Repositório Digital

Competências profissionais dos alunos de Administração: um estudo entre a percepção dos docentes e dos discentes da UEPB Campus VII Patos - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mangueira, Maria Silvana Nunes
dc.date.accessioned 2019-03-26T19:24:25Z
dc.date.available 2019-03-26T19:24:25Z
dc.date.issued 2015-06-17
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19044
dc.description MANGUEIRA, M. S. N. Competências profissionais dos alunos de Administração: um estudo entre a percepção dos docentes e dos discentes da UEPB Campus VII Patos - PB. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract As organizações estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, buscando cada vez mais seu diferencial em sua equipe. O presente estudo se propôs a estudar de forma sucinta quais competências os alunos formandos 2015.1 do curso de administração do Campus VII da UEPB acreditam ter adquirido com o curso, sob a luz do modelo Cheetham e Chivers (2005) e comparar com a percepção das competências que os professores observam nestes alunos. Tomando como base o discurso de Fleury e Fleury (2011), a presente pesquisa conceitua competência como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados a um alto desempenho fundamentado na inteligência e na personalidade das pessoas, assim sendo podemos considerar competência como qualidades que os indivíduos detêm. Para tanto se fez o uso de pesquisa descritiva para elaboração desse trabalho, sendo um estudo de caso e pesquisa documental o procedimento metodológico escolhido, onde as informações foram coletadas através de dois questionários, denotando uma abordagem quantitativa, baseados no modelo de Marangoni (2014), que por sua vez baseou-se no modelo Cheetham e Chivers (2005), aplicados um para os professores e outro para os alunos do curso de administração. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e os resultados mostraram um entendimento semelhante na formação de competências de conhecimento/cognitivo e da metacompetência, entretanto no desenvolvimento de competências pessoal/comportamental e valores/éticas mostraram alguns contrapontos em suas concepções. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Igor Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Competência profissional discente pt_BR
dc.subject Avaliação discente pt_BR
dc.subject Gestão organizacional pt_BR
dc.title Competências profissionais dos alunos de Administração: um estudo entre a percepção dos docentes e dos discentes da UEPB Campus VII Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta