Resumo:
Este estudo tem como objetivo investigar o uso das tecnologias como método facilitador do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática, tendo como cenário da pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia, localizada na cidade de São Mamede/PB. A pesquisa se deu por meio de um estudo bibliográfico sobre o tema e um estudo de campo, por meio da aplicação de um questionário para professores e alunos sobre a utilização da tecnologia nas aulas de Matemática. Foram sujeitos da pesquisa 05 professores que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e 32 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem qualitativa, onde a pesquisa para o embasamento teórico contou com dados quantitativos. E os resultados obtidos assinalam que o aspecto tecnológico na dinamização do ensino da matemática vem assumir relevante objeto de estudo, provoca indagações sobre as dificuldades contidas no exercício da docência e propõe transformações à prática pedagógica. Com os resultados obtidos ficou evidenciado que a maioria dos professores utiliza algum instrumental tecnológico (calculadora, internet, aplicativos, entre outros) e acreditam nas possibilidades dos recursos tecnológicos serem úteis em sala de aula e, especialmente, nas aulas de Matemática, mas se posicionam também, preocupados com a adequação de um software, programa e/ou plataforma em sala de aula e o processo avaliativo.
Descrição:
MEDEIROS, J. J. Meios tecnológicos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.