UEPB - Repositório Digital

Meios tecnológicos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Janycleide Justino de
dc.date.accessioned 2019-03-26T21:24:46Z
dc.date.available 2019-03-26T21:24:46Z
dc.date.issued 2016-12-22
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19068
dc.description MEDEIROS, J. J. Meios tecnológicos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo investigar o uso das tecnologias como método facilitador do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática, tendo como cenário da pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia, localizada na cidade de São Mamede/PB. A pesquisa se deu por meio de um estudo bibliográfico sobre o tema e um estudo de campo, por meio da aplicação de um questionário para professores e alunos sobre a utilização da tecnologia nas aulas de Matemática. Foram sujeitos da pesquisa 05 professores que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e 32 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem qualitativa, onde a pesquisa para o embasamento teórico contou com dados quantitativos. E os resultados obtidos assinalam que o aspecto tecnológico na dinamização do ensino da matemática vem assumir relevante objeto de estudo, provoca indagações sobre as dificuldades contidas no exercício da docência e propõe transformações à prática pedagógica. Com os resultados obtidos ficou evidenciado que a maioria dos professores utiliza algum instrumental tecnológico (calculadora, internet, aplicativos, entre outros) e acreditam nas possibilidades dos recursos tecnológicos serem úteis em sala de aula e, especialmente, nas aulas de Matemática, mas se posicionam também, preocupados com a adequação de um software, programa e/ou plataforma em sala de aula e o processo avaliativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Prática inovadora pt_BR
dc.subject Tecnologia na Educação pt_BR
dc.title Meios tecnológicos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta