Resumo:
O presente trabalho aborda as atividades desenvolvidas no Atendimento Educacional
Especializado – AEE na Escola Senador Humberto Lucena que fica localizada na cidade de
Dona Inês, fazendo uma análise dos pontos de vistas dos profissionais do AEE, professores,
e do ponto de vista dos indivíduos que são frequentadores do atendimento, com enfoque
maior nos alunos surdos. Temos como objetivo geral analisar o funcionamento do AEE, como
embasamento teórico utilizaremos alguns autores como: Vygotsky (1998); Moreira (1999);
Quadros (2006); Damázio (2007); entre outros. Analisamos vários dispositivos legais, tais
como: LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96); Decreto nº
3.298/99 que dispõe sobre a integração da pessoa com deficiência; Lei 10.436/02 dispõe
sobre a Língua de Sinais Brasileira – Libras; Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a lei da
Libras; Decreto 7.611/11 que dispõe sobre o AEE; e ainda a Lei 13.005/14 que aborda o Plano
Nacional de Educação – PNE. Através desta pesquisa obtivemos alguns resultados como:
constatação de como funciona o AEE naquela unidade de ensino; classificação do
atendimento oferecido pelo AEE; e ainda o nível de satisfação da clientela atendida. Portanto
finalizamos enfatizando a importância da elaboração desta pesquisa para a sociedade local e
também fora daquela localidade, frisando que o atendimento desempenhado por aquele
estabelecimento de ensino é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos que dele
fazem uso.
Descrição:
SILVA, S. S. da. O ensino aprendizagem da Libras no atendimento educacional especializado: um estudo de caso na Escola Senador Humberto Lucena. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.